Dia das Mães

Por Natalia Cardia dos Santos

“Eu descobri que as coisas boas da vida são de graça, não custam nada! (...)” (Trecho da música Não custa nada- do grupo Em família)


O Criando não valoriza datas comemorativas, mas privilegia momentos que façam sentido para nossas crianças e isso inclui algumas datas que socialmente são comemoradas.
No Dia das mães, fazemos questão de celebrar com as famílias e com nossas crianças o momento do encontro, o momento do abraço, o momento de quem cuida de nós, de quem nos ama. O Glamour da nossa festa não está na decoração ou nos presentes caros, mas no brilho dos olhares, na riqueza dos momentos em família, no valor inestimável de viver a infância junto com nossos filhos- dançando, cantando, nos abraçando e rindo com eles.


Aqui a família é bem-vinda, é parte importante de nosso Projeto Pedagógico, e nessas datas especiais, escancaramos as portas de nosso coração e de nossa escola (que, aliás, estão sempre abertas) para que, assim como no nosso dia-a-dia, cada espaço seja ocupado por experiências, aprendizagens e sorrisos, e que cada mãe- avó- pai- irmão que aceite o convite de passar um tempo conosco saia daqui com o melhor presente que poderíamos dar: a lembrança de um dia feliz, e a certeza de que a família é nosso maior tesouro.

Produção de video: Fante Produções

 

 

O índio Txana Dasu

Na primeira semana de junho recebemos uma visita muito especial! Como as crianças disseram: um índio de verdade!
Seu nome Txana Dasu, da tribo Huni Kuin, que significa povo verdadeiro, que fica em Tarauacá no Acre.
Gratidão por vir até nós, apresentar um pouquinho de sua cultura encantadora!

 

Txana Dasu

Teatro Espantalho

Por Natalia Cardia dos Santos

“Ainda assim - disse o Espantalho -, quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um.
- Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.” (O mágico de Oz)


Como separar aprendizagem e sentimento? Conteúdo e experiência?
Enaltecer um em detrimento do outro seria o mesmo que separar cérebro e coração. Por isso, ao assegurarmos nas práticas da Educação Infantil, experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical, estamos ultrapassando a transmissão vaga de conteúdos e alcançando o patamar de construção de aprendizagens significativas, capazes de contemplar a criança em seus aspectos biopsicossociais.


Isso equivale a dizer que aqui no Criando, educadores e crianças caminham lado a lado na estrada de tijolos amarelos dos Projetos, integrando experiências e conhecimentos, contribuindo para que possamos descobrir que dentro de nós reside a Inteligência do espantalho, a Bondade do homem de lata e a Coragem do Leão. Que assim como na história, cada um descubra toda sua potencialidade, ampliando não só seu conhecimento sobre o mundo mas também, e principalmente, seu conhecimento sobre si mesmo.

Produção de vídeo: Fante Produções

 

 

Pipoca e Chulé

Por Natalia Cardia dos Santos

O ser humano aprende a partir de dois principais aspectos: observação e vivência .
E essa lógica também é valida no que diz respeito a brincar. Sim, brincar também se aprende!
Nesse sentido o papel do professor é imprescindível, já que este pode acessar o universo da criança e tornar-se uma boa referência de aprendizagem. Quando a criança vê o adulto brincando ela observa e cria pra si mesma uma nova possibilidade de brincar.


Mas isso não basta, é preciso que ela tenha oportunidade de vivenciar o que observou, e desse modo converta o aprendizado em uma realidade viva em seu interior. Assim quando Pipoca e Chulé brincam um com outro as crianças são o respeitável público, que observa para aprender. E quando os palhaços convidam e estimulam as crianças a experimentar a brincadeira, nós ( pais, educadores) é que nos tornamos espectadores desse incrível momento de descoberta de uma nova possibilidade de brincar e aprender.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)


Imagens: Karol Beltran
Produção de vídeo: Fante Produções

 

 

Nossos mascotes

Por Natália Cardia dos Santos

Ler boas histórias, envolver-se de tal forma a criar vínculo com os personagens. Que delícia quando os livros, mais do que contar histórias, passam a fazer parte da nossa própria história!
E o que dizer quando nosso personagem preferido vai direto das páginas do livro, para nossa escola, visitar a nossa casa?!
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história". - Bill Gates

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial para a Mamãe Nídia, da Luiza e do Theo, que fez o mascote da turma do Infantil 3M. Amamos o dinossauro! Gratidão!

 

mascote

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com e Gabriela Hengles gabirh@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2087-2691 logoleandropdesign

ua-7964181-31