Lições com as quais as crianças nos presenteiam todos os dias

Por Natalia Cardia

 Com o dia da criança venho propor uma reflexão, não sobre o seu filho ou sobre o presente que você deve (ou não) dar à ele, mas sobre tudo o que ele pode te proporcionar de aprendizado, sobre muitas lições com as quais eles nos presenteiam diariamente, se o seu olhar estiver atento e se você estiver disposto a aprender.


A primeira lição diz respeito a autenticidade: as crianças nos ensinam que está tudo bem dizer o realmente pensa e nos dão uma aula de como fazer desses momentos algo natural e orgânico, sem agressividade e sem jogos sociais. É sobre aquele dia que seu filho(a) olha para você e diz: “mamãe hoje você está muito descabelada, viu?” ; Eu tenho certeza que você não vai se sentir ofendida (porque sabe que está descabelada mesmo) risos.


E o que você ganha se topar receber a lição da autenticidade? Confiança! Tanto confiança para ser quem você realmente é e assumir suas percepções sobre o mundo, quanto confiança das pessoas, justamente por ser assim. Seguindo no exemplo que demos a pouco: Inicialmente você pode até estranhar seu filho te dizer que você está descabelada, mas com certeza vai acreditar nele quando ele disser que você está linda.
A Segunda lição que nossos pequenos nos dão diariamente de presente é sobre resiliência: Procurei no dicionário o significado deste termo e encontrei: “Resiliência: capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”


Poderíamos nos aprofundar muito mais neste conceito, mas mais uma vez deixemos que as crianças nos ensinem pelo seu exemplo: Leve seu filho a uma lugar “chato” e logo ele buscará uma maneira de criar uma brincadeira e se divertir enquanto estiver ali. Deixe-o em casa nos meses da pandemia e ele buscará a melhor maneira de passar por este momento: atazanará a família até que brinquem com ele, explorará todos os espaços da casa e por aí vai.


Importante observar que as crianças mesmo no isolamento, buscam a comunhão com os espaços e com as pessoas (talvez por não entender isso tenhamos “enlouquecido” um pouco com a incessante busca delas por nossa atenção neste período pandêmico).


Enfim, o que quero mostrar com estes exemplos é que, independente do contexto, nossas sábias crianças buscam adaptar-se e encontrar o que é melhor e mais leve em cada um deles e assim nos dão mais esta lição.


A última e mais bonita lição: elas realmente se importam! Nossos meninos e meninas enxergam vida e sentimento em tudo e por isso se conectam de uma forma muito diferenciada tanto com os ambientes, quanto com os animais e com as pessoas, e sempre (sempre mesmo), se comovem ao perceberem que há algum tipo de sofrimento genuíno.
Nunca vi uma criança passar desapercebida por um animal que chora ou um amigo que se machuca. E o mais interessante é que mesmo que elas não saibam como resolver sempre colocam a disposição do outro o melhor delas, ainda que seja um abraço e um carinho sincero ou o apoio para pedir ajuda.


Nós já fomos crianças e acredito que em algum lugar essa lições e aprendizados ainda seguem guardadinhas em cada um de nós, então que tal aproveitar o feriado do dia das crianças, embarcar em uma aventura junto com seu filho(a), sobrinho, vizinho, em busca deste presente mais que especial.

 

0
0
0
s2sdefault

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2468 1169 logoleandropdesign

ua-7964181-31