Aprofundando olhares com o Projeto “Quem fez a diferença”.

 
A beleza existe em todo lugar. Depende do nosso olhar, da nossa sensibilidade; depende da nossa consciência, do nosso trabalho e do nosso cuidado. A beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.
(Moacir Gadotti)
 

Se pensássemos apenas enquanto empresa criaríamos um canal de atendimento ao cliente, daqueles “0800” que usamos cotidianamente para nos queixar quando um serviço não foi tão bom quanto gostaríamos.


Entretanto, somos uma escola, e mais do que prestar um serviço, ensinamos! E ao nos dispormos a ensinar, aprendemos...


Aprendemos que a vida pode ser vista apenas pelo olhar restrito, aquele que é treinado para enxergar o que não está bom (tanto em nós quanto no outro); mas que também podemos ensinar e educar a visão para a amplitude no olhar: aquela visão de si, do mundo e do outro que é permeada pela sensibilidade, pela empatia e pela amorosidade.


Ensinar a aprofundar e ampliar o olhar, não significa que não haja questões a serem melhoradas, ou que deva passar desapercebido que alguém entre nós talvez não esteja no seu melhor dia, mas significa sobretudo, que estamos educando para desenvolver a capacidade de olhar para além do limitado (que sim, faz parte das características humanas) para que assim, munidos de recursos internos, possamos dia a dia aprender a enxergar as belezas da vida, aquelas que estão presentes nos gestos simples, nas ações de delicadeza despretensiosa, no sorriso espontâneo de quem naquele momento nos transborda bem querer.


E como recurso para este aprendizado tão necessário e por vezes tão esquecido no nosso dia a dia, lançamos aqui um novo canal de comunicação, por meio do qual temos o objetivo de ampliar nosso acesso a visão da nossa comunidade escolar a partir do seu olhar: sim, queremos que você compartilhe conosco estes momentos em que você enxergou com olhos profundos e conseguiu ver a beleza que há aqui, seja por um bom dia amistoso, um momento de acolhimento que alguém da nossa equipe tenha promovido a você ou a sua família.


Nos permita ter acesso a sua forma de enxergar as belezas do nosso quintal e em troca prometemos seguir abastecidos e firmes no propósito de ensinar e aprender diariamente a transformar o mundo (interno e externo) de cada um de nós (crianças, adultos e famílias) que se encontra aqui no Criando, de modo que como bem dizia Paulo Freire 1997, a satisfação não nos chegue apenas no encontro do achado, mas que faça parte de todo o nosso processo de busca, e que assim possamos aprender e ensinar também na boniteza e na alegria da procura.


Por Natalia Cardia

0
0
0
s2sdefault

Mais artigos

© Copyright 2017-2021 Criando | Edição e Revisão: Prof. Sérgio Ribeiro  sergioribeiro@gmail.com

Avenida João Bernardo Medeiros, 455 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP | 011 2468 1169 logoleandropdesign

ua-7964181-31